Site description (2008 baseline)
Situada no norte do Tocantins, na divisa com o Maranhão, essa área é limitada a sudoeste e ao norte pelas rodovias TO222 e TO478, a leste pelo rio Tocantins e ao sul pelo Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. A sudoeste da IBA existem matas remanescentes nas margens do rio Tocantins, também incluídas na IBA. Afora o rio Tocantins, o rio Corrente e o ribeirão das Arraias são importantes drenagens na área. A temperatura média anual atinge cerca de 26ºC e as chuvas distribuemse principalmente entre outubro e abril, chegando a cerca de 800 mm por ano A savana arborizada é a vegetação predominante na área, mas também há extensões de savana florestada e de florestas estacionais. Elementos arbóreos encontrados em trechos de cerrado sensu stricto são Curatella americana, Hymenaea stignocarpa e Byrsonima spp., enquanto nos cerradões (savana florestada) são freqüentes Sclerolobium paniculatum, Parkya platicephala e Caryocar coriaceum, entre outras Ocorrem algumas espécies vegetais amazônicas nas matas de galeria da região, com destaque para Psidium guianense, Oenocarpus bacaba e Protium tenuifolium.
Key biodiversity
A região do M. N. das Árvores Fossilizadas inclui os cerrados mais setentrionais do Estado de Tocantins, pois um pouco mais ao norte ocorre a transição para formações amazônicas. Apesar disso, a área abriga um conjunto muito significativo de espécies de aves endêmicas do Cerrado, muitas das quais ainda abundantes, como é o caso de Amazona xanthops (papagaio-galego), Neothraupis fasciata (cigarra-do-campo) e Porphyrospiza caerulescens (campainha-azul) Grandes bandos de Charitospiza eucosma (mineirinho), com 20–30 indivíduos, são observados com freqüência nas áreas dominadas por gramíneas Concentrações multiespecíficas de Sporophila (caboclinhos e coleiros) aparecem na área, em migração, muitas vezes somando mais de cem indivíduos Dessas concentrações participam o quase ameaçado S. hypochroma (caboclinho-de-sobre-ferrugem) e o ameaçado S. palustris (caboclinho-de-papo-branco) Especulase que esses grupos venham à região em virtude da oferta de alimento nos capinzais que se formam às margens do rio Tocantins A vegetação ribeirinha desse rio constitui importante hábitat para Cercomacra ferdinandi, espécie ameaçada e restrita a esse ambiente.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e Adjacências (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/monumento-natural-das-árvores-fossilizadas-e-adjacências-iba-brazil on 22/12/2024.