BR078
Alto Rio Juruena


Site description (2008 baseline):

Site location and context
Essa área localizase na região da Chapada dos Parecis, no oeste do Mato Grosso, entre a Terra Indígena Nambikwara, que corresponde ao limite oeste, e a IBA adjacente Tirecatinga-Utiariti (MT04), a leste. A IBA engloba os vales dos rios Juina (a oeste), Formiga, Juruena, Água Quente e Papagaio, esse último a leste, em trecho imediatamente ao norte da Terra Indígena Tirecatinga. A vegetação é de cerrado, composta basicamente por savanas arborizadas, com savanas florestadas nos interflúvios colinosos ou tabulares. Trechos preservados de cerrado são mais comuns na porção norte da área e o contato entre esses e as florestas estacionais ocorre nos vales fluviais. Na porção sul da IBA, os limites seguem a vegetação de galeria remanescente ao longo dos rios, já que entre eles as formações originais já foram substituídas por plantações e pastagens. Os cultivos ocorrem principalmente nas áreas acima dos 400 m de altitude, onde o relevo é plano.

Key biodiversity
Acreditase que a localidade-tipo de Conothraupis mesoleuca (tiê-bicudo) situese nessa região Recentes pesquisas nos cerrados e matas de galeria do alto rio Juruena de fato resultaram na redescoberta da espécie na região no final de setembro de 200 Desde então, foram identificados 13 pontos diferentes com ocorrência da espécie. O tiê-bicudo foi detectado apenas em hábitats ribeirinhos alagados com presença de gramíneas, arbustos e buritis Assim, estão incluídos na IBA os remanescentes de vegetação ciliar existentes ao longo dos rios, inclusive em áreas onde há desmatamentos. Na região também são freqüentemente observados grandes bandos de Amazona xanthops (papagaio-galego). Comum na área, Rhea americana (ema) ocorre em campos naturais ou abandonados, assim como em plantações de soja adjacentes, Outras espécies endêmicas do Cerrado presentes na área são Phaethornis nattereri (besourão-de-sobre-amarelo), Antilophia galeata (soldadinho), Herpsilochmus longirostris (chorozinho-de-bico-comprido) e Basileuterus leucophrys (pula-pula-de-sobrancelha).

Pressure/threats to key biodiversity
A maior ameaça é representada pelos projetos de aproveitamento hidrelétrico na região. Há a intenção de se construírem usinas hidrelétricas ao longo do alto rio Juruena, que levariam a uma significativa perda do hábitat de C. mesoleuca. A expansão do cultivo da soja ameaça os topos tabulares da chapada, que abrigam aves do Cerrado.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Alto Rio Juruena (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/alto-rio-juruena-iba-brazil on 22/11/2024.