Current view: Text account
Site description (2008 baseline):
Site location and context
Essa área localizase na tríplice fronteira entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, em uma região conhecida como Bico do Papagaio. Os limites da IBA incluem os remanescentes de floresta ombrófila densa, principalmente matas aluviais, existentes ao longo do rio Tocantins, no trecho situado logo acima da confluência com o rio Araguaia. Nesse trecho, predominam florestas de várzea secundárias com muitos emaranhados de lianas, sendo
Cecropia obtusa, C. sciadipholia, Inga capitata, I. heterophylla, Guarea guidonea, Celtis sp., Coccoloba sp. e
Genipa americana as espécies vegetais mais características A paisagem do entorno já se encontra extremamente alterada em decorrência da ocupação humana. Dados pluviométricos obtidos na região de Araguatins, no norte de Tocantins, mostram médias anuais em torno de 1.500 mm.
As poucas informações disponíveis sobre a avifauna da região provêm de um levantamento bastante preliminar e ainda inédito Apesar da forte influência amazônica, são observadas muitas espécies relacionadas a áreas abertas, como Columbina squammata (fogo-apagou), Aratinga leucophthalma (periquitão-maracanã) e Volatinia jacarina (tiziu), resultado do extensivo desmatamento que a região do Bico do Papagaio vem sofrendo há tempos Entre os elementos amazônicos registrados estão Selenidera gouldii (saripoca-de-gould), Todirostrum maculatum (ferreirinho-estriado), Sakesphorus luctuosus (tem-tem-de-dragona-branca) e Myrmotherula multostriata (choquinha-estriada-da-amazônia) Duas espécies ameaçadas de extinção e endêmicas do Brasil central ocorrem na área. Cercomacra ferdinandi (chororó-de-goiás) foi observado em trechos alterados de floresta ciliar, onde tem o seu limite norte de distribuição Celeus obrieni (pica-pau-do-parnaíba), por sua vez, foi encontrado nos remanescentes florestais preservados, sem taquaras, à margem direita do rio Tocantins.
Pressure/threats to key biodiversity
A maior ameaça à área são os projetos de construção de hidrelétricas no rio Tocantins, no trecho a jusante da confluência com o rio Araguaia, como é o caso da usina hidrelétrica de Marabá. Esse empreendimento, se concretizado, afetará toda a área de confluência dos rios Araguaia e Tocantins. Também ocorrem desmatamentos e extração de areia às margens do rio Tocantins.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: São Pedro da Água Branca (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/são-pedro-da-água-branca-iba-brazil on 22/11/2024.