Site description (2005 baseline)
Essa área engloba diversos remanescentes de floresta ombrófila montana situados na região nordeste de Pernambuco, o maior deles com cerca de 500 ha. Compreende as matas do Engenho Água Azul (em Timbaúba), Engenho Independência e Jundiá (Vicência), Engenho Xixá (Macaparana), Engenho Ribeiro Seco e Engenho Triunfo (Mata da Macambira; São Vicente Ferrer), que estão conectadas entre si em graus diversos, formando um bloco florestal ainda razoavelmente contínuo ao longo da Serra do Mascarenhas. Juntamente com a Mata do Estado (PE02), situada imediatamente a oeste, a área compõe a maior faixa de floresta úmida ainda existente em toda a Zona da Mata norte de Pernambuco.
Key biodiversity
A Serra do Mascarenhas ainda é pouco conhecida quanto à sua avifauna, mas apresenta remanescentes de hábitat com grande potencial para abrigar outras espécies ameaçadas registradas até agora somente na vizinha Mata do Estado, como Myrmotherula snowi (choquinha-de-alagoas) e Phylloscartes ceciliae (cara-pintada). Gaviões do gênero Leptodon observados na área foram relacionados à espécie L. cayanensis (gavião-de-cabeça-cinza), embora haja pelo menos um registro atribuível a L. forbesi (gavião-de-pescoço-branco) em Água Azul.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Serra do Mascarenhas/Mata do Estado (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/serra-do-mascarenhas-mata-do-estado-iba-brazil on 23/11/2024.