Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
Essa área corresponde ao grande maciço de Mata Atlântica existente ao sul da cidade de Blumenau, onde recentemente foi criado o Parque Nacional da Serra do Itajaí. A região apresenta relevo montanhoso, revestido com florestas montanas e submontanas úmidas ainda bem preservadas. O Parque das Nascentes, antes denominado Parque Ecológico Artex, foi englobado pela nova unidade de conservação federal.
Existem listas de aves para áreas protegidas do setor nordeste do maciço (
e.g. , Parque das Nascentes e Parque Ecológico Spitzkopf), que juntas somam cerca de 220 espécies. Entretanto, o número de espécies presentes na região deve ser maior, considerando as dimensões do maciço florestal. Ainda podem ocorrer na área espécies ameaçadas que contam apenas com registros históricos para Blumenau, como
Pipile jacutinga (jacutinga),
Claravis godefrida (pararu-espelho),
Triclaria malachitacea (sabiá-cica) e
Biatas nigropectus (papo-branco).
Pressure/threats to key biodiversity
O P. N. da Serra do Itajaí começou a ser implantado apenas recentemente, após terem sido derrubadas as liminares judiciais que suspendiam o decreto de sua criação; acredita-se que os limitados recursos financeiros possam prolongar o processo de sua implementação. A expansão urbana, especialmente no entorno da cidade de Blumenau, representa uma ameaça potencial aos remanescentes desprotegidos do maciço.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Região de Blumenau (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/região-de-blumenau-iba-brazil on 22/12/2024.