Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
O Parque Estadual do Pico do Itambé localiza- se próximo a Diamantina, na região central de Minas Gerais, em um dos setores mais elevados da Cadeia do Espinhaço. A Serra do Gavião é contígua ao parque e consiste em um platô rochoso que se eleva a 1.000–1.200 m de altitude. A área é formada quase que exclusivamente por campos rupestres, onde são abundantes plantas rupícolas dos gêneros
Aechmaea, Barbacenia, Croton, Euphorbia, Laelia, Mandevilla, Paepalanthus, Vellozia, Vernonia e
Vriesea, além de várias outras das famílias Apocynaceae, Asteraceae, Cactaceae, Eriocaulaceae, Lamiaceae e Verbenaceae. Na base do maciço onde se localiza o Pico do Itambé há matas semidecíduas.
O P. E. do Pico do Itambé é uma das três unidades de conservação com ocorrência conhecida de
Asthenes luizae (lenheiro- da-serra-do-cipó), furnarídeo endêmico da porção mineira da Cadeia do Espinhaço. A área também abriga outras aves endêmicas dos topos de montanha do sudeste do Brasil, como as espécies quase ameaçadas listadas abaixo.
Pressure/threats to key biodiversity
O parque carece de infra-estrutura básica e o controle e fiscalização da área são precários.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Parque Estadual do Pico do Itambé e Serra do Gavião (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/parque-estadual-do-pico-do-itambé-e-serra-do-gavião-iba-brazil on 23/11/2024.