BR050
Parque Estadual do Cantão


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2 (2009)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 90,017 hectares (900.17 km2)

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2008 not assessed low not assessed
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2008 baseline)
O Parque Estadual do Cantão situase imediatamente ao norte da Ilha do Bananal e corresponde à planície formada entre os rios do Coco, Araguaia e Javaés, braço menor do Araguaia. A precipitação na região gira em torno de 2.000 mm por ano, com época seca entre maio–setembro e chuvosa entre outubro–abril. A temperatura média anual é de 28ºC As cheias do rio Araguaia inundam anualmente a planície, composta basicamente por áreas quartzosas brancas O Cantão é considerado um "delta interior", uma grande planície aluvial repleta de meandros, lagos e canais naturais, além de apresentar uma série de curvas e calhas abandonadas, interpretadas como leitos fósseis do rio Javaés Mais de 800 lagos foram identificados dentro do parque A vegetação do parque compreende florestas com influência amazônica, principalmente a floresta ombrófila aberta aluvial, com algumas manchas esparsas de savana, representando um ecótono entre a Amazônia e o Cerrado A leste, fora do perímetro do parque, há áreas com cerrado, em grande parte já transformadas em pastagens. A oeste, há o contato com a floresta amazônica de terra firme e manchas de cerrado, ambos os ambientes já bem alterados em razão da existência de grande fazendas As florestas sazonalmente alagadas atingem cerca de 25 m de altura, onde se destacam árvores como Protium heptaphyllum, Pouteria glabresecens, Xylopia sericea e Alchornea schomburgkii, além de algumas emergentes, como Callophylum brasiliense e Terminalia brasiliensis. Entre os mamíferos comuns no parque destacamse o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e a ameaçada ariranha (Pteronura brasiliensis)

Key biodiversity
Tendo em vista que as florestas inundáveis do P. E. do Cantão cobrem praticamente toda a sua extensão, são poucos os endemismos de Cerrado presentes na área. Entretanto, todas as três espécies mais típicas da drenagem do rio Araguaia são encontradas dentro da unidade de conservação: Cercomacra ferdinandi (chororó-de-goiás), Paroaria baeri (cardeal-de-goiás) e Synallaxis albilora simoni, A população local de C. ferdinandi é uma das maiores conhecidas. Outra ave incomum encontrada na região é o beija-flor Phaethornis nattereri maranhaoensis, cuja taxonomia ainda é motivo de debate. Nas florestas ciliares do rio do Coco, há uma boa população de Penelope ochrogaster, talvez uma das maiores em áreas protegidas. Bandos de Neochen jubata (pato-corredor) com até 40 indivíduos são vistos nas diversas praias do rio Araguaia, Muito provavelmente também há concentrações de N. jubata no adjacente Parque Nacional do Araguaia, mas a falta de inventários ornitológicos recentes nessa área não permite avaliar sua importância para a conservação das aves.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Parque Estadual do Cantão (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/parque-estadual-do-cantão-iba-brazil on 23/12/2024.