Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
Essa área abrange a porção média da bacia hidrográfica do rio Camaquã, entre os municípios de Amaral Ferrador e Caçapava do Sul, e compreende principalmente os terrenos drenados pelo curso inferior dos afluentes da margem norte desse rio. Um mosaico de ambientes caracteriza a região. As extensas e amplas matas ripárias ao longo do rio Camaquã e de seus tributários, em grande parte ainda bem preservadas, assim como matas de encosta semi-isoladas, marcam uma paisagem predominantemente aberta de campos naturais. No município de Caçapava do Sul, as florestas recobrem uma proporção maior da paisagem. Embora as matas da região sejam semidecíduas, o clima local é úmido, não apresentando uma estação seca.
A bacia do rio Camaquã é uma das principais áreas de reprodução de
Amazona pretrei (charão), que ocorre disperso por toda a região, reproduzindo-se em florestas ripárias e capões de mata. Grandes dormitórios pós-reprodutivos desse papagaio formam-se nas Serras dos Vargas e dos Pedrosos entre janeiro e março. Tais concentrações antecedem a migração da população regional do charão para o nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, em busca dos pinhões da araucária (
Araucaria angustifolia). Mais de 200 espécies de aves já foram detectadas na região, incluindo Picumnus nebulosus (pica-pau-anão-carijó), pouco representado em outras IBAs mas localmente comum.
Pressure/threats to key biodiversity
Embora em pequena escala, a extração de lenha das florestas nativas é comum em toda a região, tendose intensificado com o recente assentamento de colonos semterra no vale do rio Camaquã. A captura de filhotes de charão para abastecer o comércio ilegal de aves silvestres é uma prática antiga e bem disseminada na área, sendo comum ainda hoje. Ao saquearem os ninhos, os coletores de filhotes muitas vezes danificam as árvores, o que reduz a oferta de ocos adequados para a reprodução da espécie. O uso generalizado das matas como abrigo para o gado prejudica a regeneração natural da vegetação, comprometendo a manutenção a longo prazo desses ambientes.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Médio Rio Camaquã (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/médio-rio-camaquã-iba-brazil on 23/11/2024.