Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
A Mata do Pau-Ferro é um brejo de altitude ("Brejo de Areia") situado na borda oriental úmida do Planalto da Borborema. A área foi adquirida pelo governo da Paraíba em 1937 a fim de proteger mananciais de abastecimento, mas só foi declarada reserva ecológica em 1992. É considerada a mata de brejo mais representativa do Estado, apesar dos impactos sofridos. Em comparação com outros brejos de altitude, a floresta ombrófila da área caracteriza-se pela grande riqueza de espécies arbóreas. No interior da mata são freqüentes as trepadeiras e nas partes mais elevadas é grande o número de epífitas, principalmente bromélias. A área abrange a Reserva Ecológica Mata do Pau-Ferro, que protege o maior remanescente de floresta existente na região, e alguns pequenos fragmentos florestais em seu entorno.
Há pouquíssimas informações sobre a avifauna da Mata do Pau-Ferro.
Hemitriccus mirandae (maria-do-nordeste) foi registrado na área, provavelmente no início da década de 1980.
Tangara fastuosa (pintor- verdadeiro), por outro lado, foi observada em quatro ocasiões durante um levantamento de três dias de duração realizado em 2001; o maior grupo observado continha sete indivíduos. A Mata do Pau-Ferro é a única área com registros recentes dessa espécie ameaçada na Paraíba.
Pressure/threats to key biodiversity
A área sofreu fortes impactos antrópicos, especialmente antes de sua transformação em reserva ecológica. Vastas áreas de matas ciliares, especialmente nas várzeas, foram substituídas por culturas agrícolas, posteriormente abandonadas. Algumas dessas áreas encontram-se tomadas por gramíneas exóticas, que dificultam a regeneração da floresta.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Mata do Pau-Ferro (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/mata-do-pau-ferro-iba-brazil on 03/12/2024.