BR126
Mata do Crasto e Restingas de Itaporanga e Estância


Site description (2005 baseline):

Site location and context
Essa área caracteriza-se por apresentar um significativo conjunto de ecossistemas justapostos, entre os quais se destacam os manguezais, restingas, dunas, lagoas e brejos litorâneos, cerrado e floresta atlântica. Partindo do litoral em direção ao interior dos municípios de Itaporanga e Estância, diferentes tipos de solo são recobertos por vegetação paludícola, manguezais e matas de restingas. Ao longo dos tabuleiros sedimentares, devido a fatores edáficos, a vegetação predominante é o cerrado, que nessa região ocor- re próximo ao litoral. No fundo de pequenos vales e nas encostas baixas, onde há acúmulo de depósitos aluvionais, ocorrem manchas de mata com Sclerolobium sp., Bowdichia sp., Byrsonima sp. e Cecropia sp. Mais ao sul estão os principais remanescentes florestais do Estado, entre os quais destacam-se as matas das fazendas Sabão e Escôncio, no município de Indiaroba, e a mata do Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, além de vários outros pequenos fragmentos isolados, localizados no topo e nas encostas de pequenas elevações. O caráter semidecidual dos fragmentos florestais da região é conferido pelo regime de chuvas sazonal. Annona sp., Pouteria sp., Sclerolobium sp. e Leccythis sp. são alguns elementos florísticos encontrados nos remanescentes do complexo florestal do Crasto.

Key biodiversity
Espécies ameaçadas ou quase ameaçadas estão presentes em praticamente todos os ecossistemas da área, caracterizando- a como uma importante zona de ecótono. Penelope jacucaca (jacucaca) e Herpsilochmus pectoralis (chorozinho-depapo- preto) habitam as restingas, ao passo que Touit surdus (apuim-de-caudaamarela), Xipholena atropurpurea (anambé- de-asa-branca) e Pyriglena atra (papataoca- da-bahia) ocorrem nas florestas semidecíduas.

Pressure/threats to key biodiversity
Especulação imobiliária, construção de loteamentos para residências de veraneio, ampliação da malha rodoviária, turismo desordenado, mineração, expansão da agricultura e pecuária, assentamentos rurais, expansão de núcleos habitacionais, retirada de madeira e caça ilegal.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Mata do Crasto e Restingas de Itaporanga e Estância (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/mata-do-crasto-e-restingas-de-itaporanga-e-estância-iba-brazil on 23/11/2024.