BR196
Jaguariaíva


Site description (2005 baseline):

Site location and context
Essa área está situada no nordeste do Paraná, perto da divisa com São Paulo. Compreende remanescentes de campo, cerrado e matas com araucária dispersos nas cabeceiras do rio das Cinzas (incluindo o Parque Estadual do Cerrado), bem como áreas intermediárias já convertidas para uso agrícola. Os cerrados da região representam uma das ocorrências mais meridionais desse ecossistema, muito embora o clima local não apresente uma estação seca definida, condição típica no domínio do Cerrado.

Key biodiversity
A avifauna de Jaguariaíva inclui tanto elementos característicos do Cerrado (e.g., Cypsnagra hirundinacea, Neothraupis fasciata e Cyanocorax cristatellus) como da Mata Atlântica (e.g., Pionopsitta pileata, Ramphastos dicolorus e Clibanornis dendrocolaptoides). Os campos naturais da região aparentemente servem como paradouro migratório para pequenos pássaros granívoros que se reproduzem no sul do Brasil e, em parte, também em países vizinhos, e que invernam no centro da América do Sul, notadamente Sporophila cinnamomea (caboclinho-de-chapéu-cinzento), S. palustris (caboclinho-de-papobranco) e S. melanogaster (caboclinhode- barriga-preta).

Pressure/threats to key biodiversity
Os campos e cerrados de Jaguariaíva têm sido descaracterizados pela exploração agropecuária, principalmente através do uso de práticas de manejo nocivas como as queimadas freqüentes e descontroladas. A extração de essências vegetais nativas também contribui para a degradação da vegetação. Como possível resultado de alterações ambientais, extinções locais de algumas espécies de aves já foram constatadas na região.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Jaguariaíva (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/jaguariaíva-iba-brazil on 23/12/2024.