Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
Localizada na borda de uma região elevada conhecida como Serra Geral ou Planalto de Maracás, ao norte do rio de Contas, Jaguaquara é relativamente próxima de Jequié (BA15). A vegetação, tal como nessa última área, é composta principalmente por caatinga e matas secas, com trechos de mata-de-cipó nas zonas de maior altitude. O relevo é ondulado e existem poucos rios perenes.
Não existem listas publicadas da avifauna da área e sua importância reside principalmente em abrigar populações pequenas e isoladas de
Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), pássaro de distribuição restrita e endêmico das matas-de-cipó do centro-sul baiano e porção adjacente de Minas Gerais. As poucas informações existentes sobre a área apontam para uma avifauna típica da Caatinga, que inclui os dois endemismos desse bioma que definem a EBA072 (Matas Decíduas da Bahia):
R. ardesiacus e
Formicivora iheringi (formigueiro-do-nordeste).
Pressure/threats to key biodiversity
O desmatamento e a descaracterização do hábitat são as principais ameaças à sobrevivência das espécies restritas às matas secas e caatingas na região de Jaguaquara. Os poucos fragmentos restantes estão sob ameaça constante de incêndios criminosos. Além disso, esses fragmentos já estão isolados daqueles de Jequié por lavouras e pastagens.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Jaguaquara (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/jaguaquara-iba-brazil on 22/12/2024.