Site description (2005 baseline)
O Engenho Coimbra resguarda um dos maiores e mais importantes remanescentes de floresta montana preservada em Alagoas, especialmente em face da devastação continuada das matas de Murici (AL02). A floresta encontra-se em excelente estado de conservação e não mostra sinais de corte seletivo. O dossel é formado por árvores de 20–25 m de altura, com emergentes que chegam aos 30 m. Existem numerosas fontes de água na área. Uma base de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco foi áreainstalada no Engenho Coimbra em 2000.
Key biodiversity
Ocorrem na área a maioria das espécies endêmicas e ameaçadas registradas em Murici, situada cerca de 12 km ao sul, as exceções sendo Myrmotherula snowi (choquinha-de-alagoas), Philydor novaesi (limpa-folha-do-nordeste) e Tinamus solitarius (macuco). O Engenho Coimbra também é uma das poucas áreas em Alagoas onde Myrmeciza ruficauda (formigueiro-de-cauda-ruiva) ainda persiste em número significativo.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Engenho Coimbra (Usina Serra Grande) (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/engenho-coimbra-(usina-serra-grande)-iba-brazil on 22/11/2024.