Current view: Text account
Site description (2008 baseline):
Site location and context
Correspondendo à Area de Proteção Ambiental Federal Delta do Parnaíba, com exceção de sua porção oceânica, essa IBA estendese desde o extremo oeste da região costeira do Ceará até o extremo leste do Maranhão, cobrindo, portanto, todo o litoral piauiense. O clima na região caracterizase por índices pluviométricos médios anuais superiores a 1.200 mm e temperaturas entre 25º–27ºC O delta do rio Parnaíba, cuja maior parte está em território maranhense, é formado por cerca de 70 ilhas e mais de cem praias, entrecortadas por baías e estuários, além de marismas, apicuns (zonas de transição entre o mangue e outras formações vegetais), dunas e praias arenosas, Devido à variação da maré, a vegetação existente no delta é influenciada diretamente pelo nível das águas e pela deposição de sedimentos Também existem matas ciliares, formações pioneiras e vegetação de tabuleiro, essa compreendendo espécies vegetais de florestas, caatinga e cerrado Entretanto, são os mangues bem estruturados e altos que se destacam na paisagem, dominando as ilhas e outros trechos sob influência fluviomarinha.
A avifauna do delta do Parnaíba ainda é pouco estudada Porém, a diversidade de hábitats faz com que a área tenha uma avifauna rica e diversificada, especialmente em espécies aquáticas A Ilha do Caju é um dos pontos mais bem amostrados do delta. Só nessa ilha foram registradas 119 espécies de aves, incluindo um grande número de maçaricos e batuíras, como Charadrius wilsonia (batuíra-bicuda),
Numenius phaeopus (maçarico-galego),
Limnodromus griseus (maçarico-de-costas-brancas),
Calidris pusilla (maçarico-rasteirinho) e
C. canutus (maçarico-de-papo-vermelho).
Buteogallus aequinoctialis (gavião-do-mangue ou caranguejeiro), espécie especializada em manguezais, também foi observado na área Além das espécies limícolas, uma grande quantidade de aves aquáticas habita a área, em especial
Eudocimus ruber (guará). A população dessa espécie no delta possivelmente é uma das maiores do país. Só na Ilha do Caju cerca de 5.000 indivíduos estão se estabelecendo e nidificando nos manguezais, alimentandose também nas cercanias.
Pressure/threats to key biodiversity
A ocupação humana na APA Delta do Parnaíba é grande e a intensidade das pressões sobre o ambiente natural acompanha a tendência de crescimento populacional na região. Mangues são transformados em terrenos para moradias e áreas agrícolas para subsistência, ao mesmo tempo em que crescem a especulação imobiliária e o turismo desordenado A extração de lenha para produção de carvão também é comum. A atividade de carcinicultura espalhase pela região, algumas vezes sem licença ambiental, alterando toda a paisagem, mas principalmente os mangues. O desmatamento nas margens dos rios está associado à substituição desses ambientes por plantações de arroz. É comum na área a caça predatória, que inclui o abate de jacarés e tartarugas marinhas, assim como a captura ilegal de aves, que são comercializadas como fonte de renda complementar.
Recommended citation
BirdLife International (2025) Important Bird Area factsheet: Delta do Parnaíba (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/delta-do-parnaíba-iba-brazil on 09/01/2025.