BR215
Campos de Água Doce e Palmas


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1 (2024)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 119,753 hectares (1,197.53 km2)

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2024 poor low low
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
A região de Água Doce e Palmas, na divisa entre Santa Catarina e Paraná, abrange uma ampla área do setor mais elevado do planalto que forma o divisor de águas das bacias dos rios Iguaçu e Uruguai. Compreende principalmente campos planálticos, mas áreas brejosas e capões de mata com araucária estão disseminados por toda a região. Fisionomicamente, a área é muito similar aos Campos de Cima da Serra (RS03) e aos Campos do Planalto das Araucárias (RS/ SC01), situados mais ao sul. A zona ocupada pelos campos é cercada em quase todas as direções por áreas de relevo dissecado originalmente cobertas por matas com araucária contínuas, como, por exemplo, a região de General Carneiro (PR16).

Key biodiversity
Espécies ameaçadas de áreas abertas, como Xolmis dominicanus (noivinha-derabo- preto) e Anthus nattereri (caminheiro- grande), presumivelmente contam com populações significativas na região. A primeira foi registrada em diversos setores da área, enquanto a segunda mostra-se numerosa durante o período reprodutivo nas cabeceiras do rio Chapecó, próximo a Herciliópolis, município de Água Doce. O quase ameaçado Sporophila melanogaster (caboclinho-de-barriga-preta), cujas áreas de reprodução conhecidas restringemse aos altiplanos do sudeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, poderia estar presente nos campos de Água Doce também como espécie reprodutora.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Campos de Água Doce e Palmas (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/campos-de-água-doce-e-palmas-iba-brazil on 27/12/2024.