BR224
Campos de Cima da Serra


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, B1a (2024)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 468,964 ha

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2024 unfavourable high low
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
Fisionomicamente, essa vasta área de campos de planálticas no nordeste do Rio Grande do Sul é muito similar à região dos campos de Bom Jesus e Lajes (RS/ SC01), da qual é separada pela calha florestada do rio das Antas, sendo em geral mais baixa. O relevo é relativamente aplainado e apresenta poucas variações de altitude. Entre as pequenas colinas recobertas por vegetação campestre interpõemse depressões brejosas densamente preenchidas por gravatás, pteridófitas e macegas. Capões de mata com araucária ocorrem dispersos por toda a região. A área é contígua à Região dos Aparados da Serra (RS/SC02).

Key biodiversity
A avifauna é muito similar à que ocorre nos campos de altitude situados mais ao norte e apresenta várias espécies em comum com a região do Pampa. As espécies ameaçadas dos Campos de Cima da Serra encontram-se esparsamente distribuídas através de toda a região e ocupam diferentes hábitats, necessitando de vastas áreas preservadas para manterem níveis populacionais adequados. As populações de Xolmis dominicanus (noivinha- de-rabo-preto), Xanthopsar flavus (veste- amarela) e Limnoctites rectirostris (junqueiro- de-bico-reto) da região presumivelmente representam uma parcela considerável das populações mundiais dessas espécies. A área também é de extrema importância para Sporophila melanogaster (caboclinho-de-barriga-preta), espécie quase ameaçada com área de reprodução limitada aos campos planálticos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Campos de Cima da Serra (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/campos-de-cima-da-serra-iba-brazil on 22/11/2024.