BR138
Botumirim


Site description (2005 baseline):

Site location and context
Botumirim localiza-se a 90 km de Montes Claros, ao norte do rio Jequitinhonha, no centro-norte de Minas Gerais. Junto à cidade ergue-se uma chapada pertencente à Cadeia do Espinhaço, cujo topo é conhecido como Campina do Bananal. A vegetação sobre o platô é de campo rupestre típico, onde são abundantes plantas das famílias Bromeliaceae, Cactaceae, Clusiaceae, Ericaceae, Eriocaulaceae, Melastomataceae, Orchidacea, Poaceae, Velloziaceae e Verbenaceae. A Campina do Bananal é relativamente próxima à Chapada do Catuni (MG06), mas não existe continuidade acima dos 1.000 m de altitude entre os vários maciços montanhosos que formam a Cadeia do Espinhaço nessa região. No sopé da chapada e em suas encostas, no vale do Jequitinhonha, existem matas semidecíduas fragmentadas. Um dos remanescentes mais representativos, com 200 ha, é a Mata do Lobo, que se encontra em uma altitude de 790 m e dista cerca de 8 km da Campina do Bananal. Árvores comuns na Mata do Lobo incluem Sclerolobium rugosum, Hortia arborea, Emmotum nitens, Anadenanthera sp., Cariniana estrellensis, Machaerium sp. e Vantanea sp.; o sub-bosque é composto principalmente por Miconia sp., Siparuna guianensis e algumas gramíneas.

Key biodiversity
A área é representativa de duas EBAs, combinando endemismos dos campos rupestres do Cerrado e das matas decíduas da Bahia. A ocorrência de uma população isolada de Asthenes luizae (lenheiro- da-serra-do-cipó), a primeira descoberta ao norte do rio Jequitinhonha, foi recentemente documentada na Campina do Bananal. Essa população difere morfologicamente daquela que habita a porção meridional da Cadeia do Espinhaço. Formicivora iheringi (formigueiro-do-nordeste) é relativamente abundante na Mata do Lobo e ocorre também em outras matas e capoeiras da região.

Pressure/threats to key biodiversity
As matas secas habitadas por F. iheringi vêm sendo degradadas em conseqüência da recente introdução do cultivo de café na região e, em menor grau, pelo fogo e corte seletivo de madeira, ao passo que os campos rupestres da Campina do Bananal ainda encontram-se bem preservados.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Botumirim (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/botumirim-iba-brazil on 23/12/2024.