BR233
Banhado do Maçarico e Cordões Litorâneos Adjacentes


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, B1a (2024)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 59,550 ha

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2024 very unfavourable very high low
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
Essa ampla área úmida é formada por banhados e campos litorâneos dispostos alternamente sob a forma de longas e estreitas faixas paralelas (cordões), configuradas pelas microoscilações do nível do mar durante a fase de regressão marinha holocênica. Situase entre a costa oceânica e os terrenos mais elevados da planície costeira, de idade pleistocênica. A faixa palustre localizada junto à barreira, mais antiga do que aquelas situadas mais a leste, constitui o banhado do Maçarico propriamente dito, sendo caracterizada por uma turfeira espessa densamente coberta por vegetação palustre emergente (especialmente ciperáceas e gramíneas) e esparsas manchas de floresta paludosa. As faixas subseqüentes de banhado apresentam fisionomia diferenciada, com cobertura vegetal menos densa e diversificada. Áreas relativamente restritas com águas abertas também estão presentes. Essa área situase imediatamente ao norte da Estação Ecológica do Taim (RS12) e ao sul do estuário da laguna dos Patos (RS09), onde está localizada a cidade de Rio Grande.

Key biodiversity
Um inventário preliminar registrou a presença de pelo menos 170 espécies de aves nessa área. Em sua grande maioria, são espécies aquáticas ou campestres, havendo poucos representantes florestais. A população local de Sporophila palustris (caboclinho-de-papo-branco) representa, aparentemente, a maior concentração da espécie em território brasileiro durante o período reprodutivo.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Banhado do Maçarico e Cordões Litorâneos Adjacentes (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/banhado-do-maçarico-e-cordões-litorâneos-adjacentes-iba-brazil on 22/11/2024.