BR087
Abunã


Site description (2008 baseline):

Site location and context
Situada no alto rio Madeira, essa IBA tem seus limites definidos por esse rio ao norte e a oeste, junto à divisa com a Bolívia, e pela rodovia BR364, ao sul, excluindose os trechos já alterados. No lado boliviano adjacente há uma IBA com cerca de 180 mil hectares (Federico Román), entre os rios Madeira e Abunã Diferentemente do lado brasileiro, essa área apresenta predomínio de florestas em bom estado de conservação. A vegetação da região de Abunã forma um mosaico de fisionomias de savana (campinas) e de floresta de terra firme (floresta ombrófila densa de terras baixas), além de zonas de contato entre ambas. Nas matas de várzea ao longo do rio Madeira são abundantes as grandes sumaúmas (Ceiba petandra), árvores importantes para a nidificação de aves de rapina como a harpia (Harpia harpyja).

Key biodiversity
Essa área abrange um trecho do rio Madeira onde há barreiros visitados por milhares de psitacídeos. Diversas espécies, entre elas Amazona farinosa (papagaio-moleiro), A. ochrocephala (papagaio-campeiro), Pionus menstruus (maitaca-de-cabeça-azul) e Gypopsitta barrabandi (curica-de-bochecha-laranja), aglomeramse nas barrancas à beira do rio na época seca, para ingerir o barro exposto, fenômeno conhecido como "geofagia" A ingestão de certos elementos químicos presentes na terra neutraliza a toxicidade dos frutos consumidos por essas aves na floresta. Os barreiros do alto Madeira são os únicos no Brasil que recebem centenas ou até milhares de psitacídeos diariamente, fenômeno observado somente em barreiros do Peru e da Bolívia, considerados os maiores do mundo Em uma área próxima foi registrado Anurolimnas castaneiceps (sanã-de-cabeça-castanha), pequena saracura cuja distribuição no país é pouco conhecida. A IBA também abrange importantes trechos de campinas ainda bem preservadas do Estado de Rondônia. As campinas que se distribuem pela margem direita do rio Madeira abrigam Poecilotriccus senex (maria-do-madeira), tiranídeo relativamente raro e de distribuição pontual. Por fim, provém das imediações o exemplar-tipo de Tityra leucura Essa ave tem sido considerada um exemplar subadulto anormal de Tityra inquisitor ou um híbrido, mas recentes observações de campo sugerem que pode representar um táxon válido.

Pressure/threats to key biodiversity
A construção das usinas hidrelétricas de Salto do Jirau e Santo Antônio alterarão permanentemente a dinâmica hidrológica e a distribuição de sedimentos ao longo do rio Madeira As campinas serão afetadas pela modificação do regime hidrológico, colocando em risco o hábitat específico de Poecilotriccus senex. A elevação do nível das águas do rio submergirá permanentemente os barreiros utilizados pelos psitacídeos, possivelmente prejudicando suas populações regionais Apesar da presença de unidades de conservação na margem oposta do rio Madeira, como a Estação Ecológica Antonio Mugica Nava, a área onde a IBA se insere não possui proteção.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Abunã (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/abunã-iba-brazil on 22/12/2024.