BR184
Parque Estadual do Desengano e Entorno


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 22,500 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O maciço do Desengano é o segmento mais setentrional da Serra do Mar e está localizado no norte fluminense, ao sul do vale do rio Paraíba do Sul. O P. E. do Desengano abrange somente terras a partir de 200 m de altitude, mas importantes remanescentes florestais à sua volta estendem-se até cotas altimétricas mínimas de 40 m (e.g. , em São Julião, no rio Mocotó). Nas áreas montanhosas, o relevo é marcado por linhas de cumeada angulosas, elevações do tipo "pão de açúcar", pontões, escarpas e patamares escalonados. A cobertura vegetal é formada principalmente pela floresta ombrófila densa submontana (até 500 m de altitude) e montana (c.500–1.500 m); acima de 1.600 m, existem campos de altitude.

Key biodiversity
A depressão do rio Paraíba do Sul representa uma importante fronteira ornitogeográfica. Várias espécies de aves da Mata Atlântica têm nessa região seu limite norte de distribuição, tais como Heliobletus contaminatus (trepadorzinho), Myrmotherula unicolor (choquinha-cinzenta), Dysithamnus xanthopterus (choquinha- de-asa-ferrugem) e Tijuca atra (saudade), enquanto outras não avançam em direção ao sul, como Thripophaga macroura (rabo-amarelo) e Formicivora serrana (formigueiro-da-serra), localmente representada pela raça interposita. Atualmente, também o cotingídeo Xipholena atropurpurea (anambé-de-asa-branca), endêmico do Brasil, tem seu limite meridional de distribuição na região do Desengano. A área possui uma avifauna extremamente rica, que inclui um grande número de espécies ameaçadas. Um levantamento realizado no P. E. do Desengano e imediações no final da década de 1980 apontou a presença de 405 espécies. A avifauna das zonas de encosta do parque (200–800 m) combina elementos próprios da baixada e das montanhas, mas boa parte dos registros ornitológicos de maior interesse provém de remanescentes de floresta de planície situados fora dos limites da unidade de conservação.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual do Desengano e Entorno. Downloaded from http://www.birdlife.org on 12/11/2019.