BR033
Delta do Parnaíba


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A2, A4i (2009)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 217,139 ha

SAVE Brasil

Site description (2008 baseline)
Correspondendo à Area de Proteção Ambiental Federal Delta do Parnaíba, com exceção de sua porção oceânica, essa IBA estendese desde o extremo oeste da região costeira do Ceará até o extremo leste do Maranhão, cobrindo, portanto, todo o litoral piauiense. O clima na região caracterizase por índices pluviométricos médios anuais superiores a 1.200 mm e temperaturas entre 25º–27ºC O delta do rio Parnaíba, cuja maior parte está em território maranhense, é formado por cerca de 70 ilhas e mais de cem praias, entrecortadas por baías e estuários, além de marismas, apicuns (zonas de transição entre o mangue e outras formações vegetais), dunas e praias arenosas, Devido à variação da maré, a vegetação existente no delta é influenciada diretamente pelo nível das águas e pela deposição de sedimentos Também existem matas ciliares, formações pioneiras e vegetação de tabuleiro, essa compreendendo espécies vegetais de florestas, caatinga e cerrado Entretanto, são os mangues bem estruturados e altos que se destacam na paisagem, dominando as ilhas e outros trechos sob influência fluviomarinha.

Key biodiversity
A avifauna do delta do Parnaíba ainda é pouco estudada Porém, a diversidade de hábitats faz com que a área tenha uma avifauna rica e diversificada, especialmente em espécies aquáticas A Ilha do Caju é um dos pontos mais bem amostrados do delta. Só nessa ilha foram registradas 119 espécies de aves, incluindo um grande número de maçaricos e batuíras, como Charadrius wilsonia (batuíra-bicuda), Numenius phaeopus (maçarico-galego), Limnodromus griseus (maçarico-de-costas-brancas), Calidris pusilla (maçarico-rasteirinho) e C. canutus (maçarico-de-papo-vermelho). Buteogallus aequinoctialis (gavião-do-mangue ou caranguejeiro), espécie especializada em manguezais, também foi observado na área Além das espécies limícolas, uma grande quantidade de aves aquáticas habita a área, em especial Eudocimus ruber (guará). A população dessa espécie no delta possivelmente é uma das maiores do país. Só na Ilha do Caju cerca de 5.000 indivíduos estão se estabelecendo e nidificando nos manguezais, alimentandose também nas cercanias.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Delta do Parnaíba. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/delta-do-parnaíba-iba-brazil on 19/03/2024.