BR107
Vitória da Conquista


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2, A3 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 39,394 hectares (393.94 km2)

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2022 very poor very high very low
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
Essa área inclui diversos fragmentos de matas secas e de transição entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, cidades do sudeste baiano situadas sobre o planalto que forma o divisor de águas entre o rio Pardo e o rio de Contas. Nesse planalto ocorre a transição entre a floresta estacional com marcada influência atlântica e a caatinga, o que resulta em uma vegetação variada e de grande complexidade. As matas secas da região são conhecidas regionalmente como "matasde- cipó", embora sejam bastante diferen- tes das matas-de-cipó encontradas nos arredores de Boa Nova, a cerca de 80 km a nordeste.

Key biodiversity
Nas matas da região de Vitória da Conquista, aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica, como Synallaxis cinerea (joão-baiano) e Myrmeciza ruficauda (formigueiro- de-cauda-ruiva), ocorrem lado a lado com espécies típicas ou exclusivas da Caatinga, como Aratinga cactorum (periquito- da-caatinga) e Picumnus pygmaeus (pica-pau-anão-pintado), e das matas-decipó, como Formicivora iheringi (formigueiro- do-nordeste). Esta combinação singular de elementos de biomas tão distintos confere grande importância biogeográfica e ecológica à região, tanto mais que boa parte dos ambientes similares encontrados no nordeste de Minas Gerais (antes contíguos à macrorregião de Vitória da Conquista) já foram completamente destruídos. Entretanto, o conhecimento sobre as aves dos arredores de Vitória da Conquista ainda é insuficiente. Os primeiros relatos sobre a avifauna da região remontam ao início do século XIX e foram feitos pelo Príncipe de Wied, que coletou ali espécies de aves até hoje pouco conhecidas, como Nyctibius leucopterus (urutau-de-asa-branca) e Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), este último associado às matas-de-cipó. Em um levantamento recente, cerca de 170 espécies de aves foram registradas em três fragmentos florestais da região.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Vitória da Conquista (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/vitória-da-conquista-iba-brazil on 22/12/2024.