Site description (2005 baseline)
São Francisco Xavier, em São José dos Campos, e Monte Verde, em Camanducaia, são distritos turísticos situados sobre o maciço da Mantiqueira, junto à divisa entre São Paulo e Minas Gerais. São Francisco Xavier localiza-se na vertente atlântica do maciço, voltada para o vale do rio Paraíba do Sul, ao passo que Monte Verde situa-se na vertente oposta, em território mineiro. As cristas montanhosas que se elevam acima dessas localidades, incluindo as serras de Poncianos e do Selado, apresentam extensos remanescentes florestais que permanecem bem preservados. Predomina a floresta ombrófila densa montana, mas há também matas de neblina e trechos restritos de floresta com araucária (Araucaria angustifolia), além de campos de altitude. A área é muito próxima à anterior (SP/MG01) e fica a cerca de 35 km de Campos do Jordão, em direção sudoeste. Merece destaque a presença do primata ameaçado Brachytelesarachnoides (muriqui), o que confere importância extra à preservação das matas de São Francisco Xavier/Monte Verde.
Key biodiversity
A avifauna da área é similar à encontrada mais a leste ao longo da Serra da Mantiqueira e inclui diversas espécies genuinamente montanas da Mata Atlântica, como Strix hylophila (coruja-listrada), Leptasthenura setaria (grimpeiro), Phylloscartes difficilis (estalinho) e Poospiza thoracica (peito-pinhão). Particularmente relevante é o registro recente de Biatas nigropectus (papobranco), pela raridade dessa espécie ameaçada associada a taquarais. Os registros de Touit surdus para a Serra de Poncianos devem referir-se mais seguramente a T. melanonotus (apuim-de-costas- pretas), a única espécie do gênero com ocorrência confirmada na Serra da Mantiqueira.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: São Francisco Xavier / Monte Verde (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/são-francisco-xavier--monte-verde-iba-brazil on 27/12/2024.