BR040
Serras de Maranguape e da Aratanha


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1 (2023)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 4,500 hectares (45.00 km2)

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Essa área engloba dois brejos de altitude cobertos com remanescentes de Mata Atlântica, no norte do Ceará. As serras de Maranguape e da Aratanha são semelhantes à Serra do Baturité (CE03) quanto à geomorfologia, clima e regime pluviométrico, consistindo em maciços cristalinos residuais que se sobressaem em meio à depressão sertaneja. As serras de Maranguape e da Aratanha são menores do que a Serra de Baturité em extensão e altitude, porém são mais próximas do litoral, de onde provém a umidade que mantém suas florestas. A fisionomia da vegetação muda ao longo do gradiente de altitude: de caatinga arbórea até os 400 m, passando a matas secas entre 400– 600 m, até matas úmidas nas regiões serranas, acima de 600 m. A Serra da Aratanha está melhor conservada que a de Maranguape. Nessas duas pequenas serras não há cidades no topo, como acontece na Serra de Baturité.

Key biodiversity
Segundo levantamentos recentes, Picumnus limae (pica-pau-anão-da-caatinga) é comum nas serras e nas áreas do entorno. Essa espécie é endêmica da Caatinga e está restrita ao território cearense, ao norte do paralelo 6º S. Pyrrhura griseipectus (tiriba-de-peito-cinza), periquito conhecido com segurança de apenas três áreas de brejo do Nordeste, parece ter ocorrido nas serras de Maranguape e da Aratanha até 15–20 anos atrás, de acordo com relatos de habitantes locais.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Serras de Maranguape e da Aratanha (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/serras-de-maranguape-e-da-aratanha-iba-brazil on 23/12/2024.