BR231
Estuário da Laguna dos Patos


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, B1a (2024)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 109,517 hectares (1,095.17 km2)

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2024 poor very high not assessed
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
A área corresponde à orla da extremidade meridional da laguna dos Patos, aproximadamente entre a barra do canal São Gonçalo e a foz da laguna no oceano Atlântico. Compreende ambientes estuariais cuja distribuição no Brasil se restringe à costa do Rio Grande do Sul, destacando- se as marismas, pântanos salobres caracterizados por vegetação halófila (e.g. Spartina densiflora, S. alterniflora, Scirpus maritimus e S. olneyi) e profundidade influenciada pelas oscilações da maré. As rasas enseadas do estuário, regionalmente denominadas sacos, e as marismas adjacentes abrigam variada fauna eurialina, constituindo um importante local de reprodução para peixes e crustáceos estuarinos. Pântanos de água doce e manchas de floresta palustre ou psamófila (de restinga) distribuemse esparsamente na periferia do estuário.

Key biodiversity
Entre as cerca de 190 espécies de aves registradas na área destacam-se várias migratórias, tanto visitantes austrais (Phoenicopterus chilensis, Charadrius modestus, Larus atlanticus) quanto setentrionais (Pluvialis spp., Calidris spp., Tryngites subruficollis, Sterna hirundo), muitas delas congregandose em números expressivos. Larus atlanticus (gaivota- de-rabo-preto) parece ter no estuário da laguna dos Patos sua única área de invernagem regular em território brasileiro. A Ilha da Torotama acolhe regularmente a maior concentração de Tryngites subruficollis (maçarico-acanelado) no Brasil, embora o número total de indivíduos seja inferior ao registrado em outras áreas do Rio Grande do Sul. Em anos de estiagem, Cynus melancohyphus (cisnede- pescoço-preto) refugiase em grande número nas enseadas do estuário; as concentrações registradas em determinados anos provavelmente correspondem a grande parte.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Estuário da Laguna dos Patos (Brazil). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/estuário-da-laguna-dos-patos-iba-brazil on 23/12/2024.