BR177
Ilhabela State Park (Parque Estadual de Ilhabela IBA)


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 27,025 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Ilhabela, também chamada de ilha de São Sebastião, é uma das maiores ilhas do litoral brasileiro, com 336 km2. Dista apenas 1,7 km do litoral do município de São Sebastião, em seu ponto mais próximo do continente. A ilha apresenta relevo bastante acidentado, tendo poucas áreas planas. O ponto culminante da ilha (pico de São Sebastião) é mais alto do que as encostas adjacentes da Serra do Mar, no continente. O clima é tropical úmido, com temperatura média de 22ºC e pluviosidade anual em torno de 1.350 mm. Mais de 80% da ilha estão incluídos no Parque Estadual de Ilhabela, que se estende desde o nível do mar (na baía de Castelhanos) até o topo dos morros. As áreas mais bem preservadas encontramse acima da cota de 500 m, onde predominam florestas primárias e secundárias tardias, com dossel variando entre 15 e 20 m de altura. Nessas matas, é abundante o taquaraçu (Guadua sp). Nas partes mais baixas, são comuns espécies vegetais características de matas degradadas, como o guapuruvu (Schizolobium parahyba) e Croton spp. (Euphorbiaceae). Em comparação com as matas do continente, a vegetação de Ilhabela é algo mais seca, havendo menor quantidade de epífitas. O palmito (Euterpe edulis), abundante no continente, não ocorre na ilha. As áreas de maior ocupação humana estão na face voltada para o continente, onde também está a sede do município. Atualmente, a população da ilha é de 14.000 habitantes, mas esse número aumenta consideravelmente durante a temporada de veraneio.

Key biodiversity
A avifauna de Ilhabela é bem conhecida, contandose 209 espécies já identificadas na área. Estão ausentes, porém, várias espécies que ocorrem nas matas adjacentes do continente, faltando principalmente aves com limitada capacidade de dispersão, como furnarídeos e formicarídeos de solo e sub-bosque, ou sensíveis a alterações no hábitat, como alguns frugívoros de dossel. Ainda assim, a avifauna local é representativa da Mata Atlântica. Apesar de não ocorrerem jacus (Penelope spp.) na ilha, uma população de Pipile jacutinga (jacutinga) ainda reproduziase em Ilhabela em meados da década passada. Myrmotherula minor (choquinha-pequena), por outro lado, provavelmente extinguiuse localmente.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Ilhabela State Park (Parque Estadual de Ilhabela IBA). Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/ilhabela-state-park-(parque-estadual-de-ilhabela-iba)-iba-brazil on 19/03/2024.