BR062
Arquipélago de Fernando de Noronha


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3, A4i, A4iii (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,800 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Arquipélago de Fernando de Noronha está vinculado jurisdicionalmente ao Estado de Pernambuco e situa-se a cerca de 356 km da costa nordeste do Brasil. É formado por seis ilhas e 15 ilhotas de origem vulcânica, tendo a maior delas (Fernando de Noronha) aproximadamente 9 km de extensão ao longo de seu eixo maior e 3 km de largura. O relevo acidentado das ilhas é marcado por íngremes paredões e escarpas rochosas, utilizadas por várias espécies de aves marinhas para a reprodução. A floresta que originalmente recobria grande parte do arquipélago foi completamente eliminada durante o período em que Fernando de Noronha foi uma colônia penal e toda a vegetação hoje existente nas ilhas é secundária. O arquipélago conta com uma população humana permanente e, além disso, recebe visitação turística regular (limitada a 420 pessoas).

Key biodiversity
Fernando de Noronha representa uma importante área insular de permanência, reprodução, descanso e passagem de aves no Atlântico sul. Duas espécies de aves terrestres, Elaenia ridleyana (cocuruta) e Vireo gracilirostris (juruviara-denoronha, ou sebito), estão inteiramente confinadas ao arquipélago, definindo como uma área de endemismo de aves (EBA069). As ilhas também abrigam colônias de reprodução de 11 espécies de aves marinhas, destacando-se numericamente a população de Anous minutus (trinta- réis-preto), que excede em muito o limite correspondente a 1% de sua população biográfica (critério A4ii). Ao todo, cerca de 30.000 aves marinhas reproduzem- se em Fernando de Noronha anualmente, o que qualifica a área também sob o critério A4iii. A colônia de Phaethon lepturus (rabo-de-palha-de-bico-laranja) do arquipélago, com até 300 indivíduos, é a única conhecida no Brasil, embora essa espécie já tenha sido encontrada nidificando em Abrolhos.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Arquipélago de Fernando de Noronha. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/03/2019.