Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
Essa área inclui a Estação Ecológica do Bracinho e remanescentes de floresta de baixada existentes em vales e planícies adjacentes, a oeste da cidade de Joinville. Criada com o objetivo de manter o potencial hídrico dos rios que alimentam as pequenas hidrelétricas locais, a E. E. do Bracinho é administrada pela CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Essa área de preservação possui relevo montanhoso e resguarda considerável extensão de florestas montanas e submontanas em excelente estado de conservação. As matas de baixada que restam no fundo do vale adjacente do rio Piraí, por outro lado, são em sua maior parte secundárias ou perturbadas e situamse fora dos limites da estação ecológica.
Hemitriccus kaempferi (maria-catarinense), descrito com base em material coletado na área em 1929, foi observado re gularmente nas matas do fundo do vale do rio Piraí ao longo da década de 1990. Os registros recentes dessa espécie criticamente ameaçada, que incluem a observação de um par em atividade reprodutiva, ocorreram a poucas centenas de metros da E. E. do Bracinho, onde sua presença não foi constatada até agora.
Pressure/threats to key biodiversity
As matas de fundo de vale, ambiente ao qual
H. kaempferi parece estar confinado, ainda recebem o impacto de atividades humanas: trechos de mata secundária do vale do rio Piraí têm sido eliminados para dar lugar a residências, pastagens e plantações de banana.
Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Salto do Piraí (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/salto-do-piraí-iba-brazil on 23/11/2024.