Current view: Text account
Site description (2005 baseline):
Site location and context
Os conjuntos orográficos da Tijuca e da Pedra Branca formam um bloco isolado da Serra do Mar a oeste da baía da Guanabara. Ambos são revestidos por florestas úmidas de encosta, existindo certa conexão entre os dois maciços florestais, embora as unidades de conservação que os protegem não sejam contíguas. O Parque Nacional da Tijuca, considerado por muitos a maior floresta tropical urbana do mundo, está encravado no coração da metrópole do Rio de Janeiro e situa- se em uma área que já foi praticamente toda desmatada e ocupada por plantações de café, chá e cana-de-açúcar. As florestas hoje existentes, em avançado estádio de regeneração, são o resultado de um programa de reflorestamento iniciado em 1862. O Parque Estadual da Pedra Branca, por sua vez, está localizado na porção central do município, limitandose com vários bairros da zona oeste da capital e da baixada de Jacarepaguá. O parque compreende áreas de encosta acima da cota de 100 m de altitude e inclui o pico da Pedra Branca, ponto culminante do município, com 1.024 m. A exemplo do P. N. da Tijuca, essa área também foi em grande parte ocupada por plantações no passado, sendo formada hoje principalmente por florestas secundárias.
Embora não especialmente rico em espécies de aves, o P. N. da Tijuca abriga praticamente todas as espécies ameaçadas ou quase ameaçadas listadas abaixo e sua avifauna é representativa da área de endemismo Mata Atlântica de Planície (EBA075). O P. E. da Pedra Branca, por outro lado, ainda é muito pouco conhecido, mas potencialmente possui uma avifauna tão ou mais diversificada que a encontrada no vizinho P. N. da Tijuca e presumivelmente comporta populações maiores das espécies ameaçadas. Essa área é às vezes confundida com a localidade de Pedra Branca, que fica no município de Paraty, litoral sul do Estado.
Pressure/threats to key biodiversity
Os parques são áreas de alto risco de incêndios florestais, causados principalmente por balões. O P. N. da Tijuca, cercado por áreas urbanas, está permanentemente sob a ameaça de ser invadido pelas favelas vizinhas. A situação é similar no P. E. da Pedra Branca, onde caçadores circulam livremente e plantações de banana, pastos, favelas e condomínios deluxo avançam sobre a área do parque, devido à falta de fiscalização. Felizmente, o P. E. da Pedra Branca tornou-se alvo de um projeto de recuperação e revitalização que prevê sua gestão compartilhada pelo Estado, empresas privadas e entidades conservacionistas.
Recommended citation
BirdLife International (2025) Important Bird Area factsheet: Maciços da Tijuca e Pedra Branca (Brazil). Downloaded from
https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/maciços-da-tijuca-e-pedra-branca-iba-brazil on 20/01/2025.