BR211
Várzeas em Tijucas do Sul


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 20,000 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Situada a cerca de 30 km ao sul da Região Metropolitana de Curitiba, essa área está inserida na porção superior da bacia do rio da Várzea, afluente da margem esquerda do rio Iguaçu. Abrange as várzeas dos rios de Una (baixo e médio cursos), Abaixo (proximidades da foz) e do próprio rio da Várzea, em seu trecho compreendido entre a foz dos rios do Colono e da Contenda. As várzeas da região apresentam densa vegetação herbácea, em que são dominantes plantas das famílias Poaceae e Cyperaceae.

Key biodiversity
Scytalopus iraiensis (macuquinho-da-várzea), conhecido por enquanto apenas do Paraná e Rio Grande do Sul, foi registrado em pelo menos sete trechos de várzea em Tijucas do Sul, distribuídos ao longo das planícies de inundação dos rios mencionados acima. A existência de hábitat adequado entre alguns dos pontos de registro conhecidos sugere que a espécie possa ter uma distribuição mais ampla na área.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Várzeas em Tijucas do Sul. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/várzeas-em-tijucas-do-sul-iba-brazil on 19/03/2024.