BR201
Várzeas da Região Metropolitana de Curitiba


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 20,000 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Curitiba e cidades vizinhas estão situadas sobre terrenos suavemente ondulados do primeiro planalto paranaense, imediatamente à retaguarda da Serra do Mar. As microbacias hidrográficas responsáveis pela drenagem da região são contribuintes do alto curso do rio Iguaçu, estando em parte envolvidas pela Região Metropolitana de Curitiba. As áreas de maior interesse para a conservação de aves incluem as várzeas dos rios Miringuava e Miringuava-Mirim, bem como trechos dos rios Pequeno e Purgatório, entre outros de menor extensão. Formações herbáceas bastante densas, com predomínio de ciperáceas e gramíneas, caracterizam fisionomicamente os trechos de várzea mais preservados, podendo haver matas ciliares estreitas associadas aos cursos d’água.

Key biodiversity
O rinocriptídeo Scytalopus iraiensis (macuquinho- da-várzea) foi descrito em 1998 a partir de espécimes obtidos na Região Metropolitana de Curitiba. As densas formações herbáceas que constituem o hábitat da espécie atualmente ocorrem sob a forma de manchas isoladas ao longo das várzeas. Como resultado, a distribuição local desse pequeno pássaro ameaçado é agora descontínua, muito embora sua presença tenha sido constatada em vários pontos da área.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Várzeas da Região Metropolitana de Curitiba. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/várzeas-da-região-metropolitana-de-curitiba-iba-brazil on 19/03/2024.