BR107
Vitória da Conquista


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 10,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área inclui diversos fragmentos de matas secas e de transição entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, cidades do sudeste baiano situadas sobre o planalto que forma o divisor de águas entre o rio Pardo e o rio de Contas. Nesse planalto ocorre a transição entre a floresta estacional com marcada influência atlântica e a caatinga, o que resulta em uma vegetação variada e de grande complexidade. As matas secas da região são conhecidas regionalmente como "matasde- cipó", embora sejam bastante diferen- tes das matas-de-cipó encontradas nos arredores de Boa Nova, a cerca de 80 km a nordeste.

Key biodiversity
Nas matas da região de Vitória da Conquista, aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica, como Synallaxis cinerea (joão-baiano) e Myrmeciza ruficauda (formigueiro- de-cauda-ruiva), ocorrem lado a lado com espécies típicas ou exclusivas da Caatinga, como Aratinga cactorum (periquito- da-caatinga) e Picumnus pygmaeus (pica-pau-anão-pintado), e das matas-decipó, como Formicivora iheringi (formigueiro- do-nordeste). Esta combinação singular de elementos de biomas tão distintos confere grande importância biogeográfica e ecológica à região, tanto mais que boa parte dos ambientes similares encontrados no nordeste de Minas Gerais (antes contíguos à macrorregião de Vitória da Conquista) já foram completamente destruídos. Entretanto, o conhecimento sobre as aves dos arredores de Vitória da Conquista ainda é insuficiente. Os primeiros relatos sobre a avifauna da região remontam ao início do século XIX e foram feitos pelo Príncipe de Wied, que coletou ali espécies de aves até hoje pouco conhecidas, como Nyctibius leucopterus (urutau-de-asa-branca) e Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), este último associado às matas-de-cipó. Em um levantamento recente, cerca de 170 espécies de aves foram registradas em três fragmentos florestais da região.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Vitória da Conquista. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/05/2019.