BR011
Várzeas de Monte Alegre


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 2,664,834 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2008 medium not assessed not assessed
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Essa área abrange os hábitats das espécies de aves típicas das várzeas no trecho do rio Amazonas que compreende a foz do rio Trombetas até a foz do rio Xingu. Em ambas as margens do rio, há um mosaico vegetacional composto por florestas ribeirinhas (floresta ombrófila densa aluvial), formações pioneiras sob influência fluvial/lacustre e contatos com áreas de savana. A influência das marés é determinante para a existência de extensos trechos de vegetação pioneira. Os limites da IBA incluem também muitas áreas alteradas, visto que os remanescentes de vegetação natural distribuemse de forma descontínua e estão espalhados por toda a região Entre os rios que deságuam no baixo curso do rio Amazonas destacamse o Trombetas, Curuá, Maicuru e Paru, na margem esquerda, e o Tapajós, Curuá-Una e Xingu, na margem direita.

Key biodiversity
A avifauna de várzea entre os rios Xingu e Tocantins assemelhase muito àquela das matas de terra firme em outras regiões da Amazônia, talvez pelo fato de a floresta ser mais semelhante às florestas de áreas não inundáveis, em razão dos períodos de cheia mais curtos Porém, há endemismos próprios das várzeas do baixo rio Amazonas, entre os rios Trombetas e Xingu Craniolleuca muelleri (joão-escamoso), por exemplo, é característico dessa região, mas o táxon mais representativo e restrito a esse trecho é Picumnus cirratus macconnelli (pica-pau-anão-barrado) As áreas ribeirinhas são importantes também para Myrmotherula klagesi (choquinha-do-tapajós), que tem boas populações nos trechos mais preservados


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Várzeas de Monte Alegre. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/09/2020.