BR219
Urubici


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 20,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Nos arredores de Urubici, a pouco mais de 100 km de Florianópolis, existem dois grandes conjuntos de remanescentes florestais situados em lados opostos do alto curso do rio Canoas, que apresentam alguma conexão entre si apenas junto às cabeceiras desse rio. A área limita-se ao sul com o Parque Nacional de São Joaquim (SC07) e áreas abertas adjacentes, ao norte com o rio João Paulo, a oeste com os confins do município de Rio Rufino e a leste com a escarpa do Planalto basáltico. Estão incluídas nessa área principalmente florestas montanas (com ou sem a araucária, Araucaria angustifolia), havendo campos naturais no alto das serras.

Key biodiversity
Embora seja contígua com o P. N. de São Joaquim, a área é mais florestada, abrigando uma avifauna algo distinta. Espécies importantes de Urubici não foram registradas até agora no parque nacional vizinho, como Claravis godefrida (pararuespelho) e Phylloscartes paulista (nãopode- parar); ambas têm na região o limite sul de sua distribuição conhecida. Urubici é uma das nove IBAs da Mata Atlântica brasileira – e a única em Santa Catarina – com registros recentes de C. godefrida, espécie criticamente ameaçada intimamente associada a taquarais. A julgar pelo tamanho dos remanescentes florestais e o grau de conexão com maciços florestais próximos (p.ex., a escarpa adjacente do Planalto basáltico), presume- se que a área possa abrigar populações importantes dessa e das outras espécies listadas abaixo.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Urubici. Downloaded from http://www.birdlife.org on 29/09/2020.