BR109
Una


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 13,500 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Situada no sudeste baiano, pouco ao sul de Ilhéus, essa área compreende a Reserva Biológica de Una, a RPPN Ecoparque de Una e as florestas desprotegidas contíguas a essas reservas, incluindo áreas de cabruca. A paisagem local é caracterizada por um relevo ondulado, cuja altitude aumenta à medida que se avança para oeste. A floresta atlântica stricto sensu é a vegetação original característica, apresentando importantes variações estruturais relacionadas ao substrato onde se desenvolve. Uma floresta composta por árvores de diâmetro reduzido e estatura relativamente baixa, crescendo sobre solos arenosos, domina grande parte da R. B. de Una. Florestas altas e bem estruturadas desenvolvemse, por exemplo, nos vales onde camadas de solo mais rico estão depositadas. Sobre solos lamacentos ou mesmo encharcados que acompanham córregos e pequenos rios no fundo de vales, são encontradas matas paludosas baixas que podem ser bastante fechadas ou, nos trechos mais saturados, consideravelmente abertas e repletas de herbáceas e plantas palustres. A presença de uma população significativa do primata ameaçado Leontopithecus chrysomelas (micoleão- de-cara-dourada) foi um dos fatores que motivou a criação da R. B. de Una.

Key biodiversity
Em 1995, a área foi palco da redescoberta de Merulaxis stresemanni (entufadobaiano), previamente conhecido apenas dos dois espécimes-tipo obtidos na década de 1830 e em 1945, em duas localidades do litoral baiano. Apenas muito recentemente essa espécie foi registrada em uma quarta localidade, em Minas Gerais. Em adição, alguns territórios de Scytalopus psychopompus (macuquinhobaiano) foram localizados na área entre 2001 e 2005. Essa espécie ameaçada foi constatada em somente uma IBA adicional. Vários indivíduos de Nyctibius leucopterus (urutau-de-asa-branca) foram registrados na R. B. de Una a partir de 1999. A população atlântica dessa espécie noturna permaneceu sem registros confirmados por mais de 150 anos, ainda que uma população amazônica – até então desconhecida – tenha sido descoberta na década de 19804. Una é uma das três IBAs onde ocorre Herpsilochmus pileatus (chorozinho- de-boné), declarado ameaçado após uma recente revisão de sua situação taxonômica.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Una. Downloaded from http://www.birdlife.org on 25/06/2019.