BR079
Tirecatinga / Utiariti


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 605,359 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Inserida na Chapada dos Parecis, a área é formada pelas Terras Indígenas de Tirecatinga e Utiariti, essa última ocupando a maior parte da IBA, bem como pelos remanescentes florestais que acompanham as suas bordas. Tanto a leste quanto a oeste predominam áreas de culturas cíclicas (predominantemente soja) e de pastagens. Dessa forma, a IBA corresponde a um grande contínuo de vegetação preservada na paisagem da região. Os rios mais importantes são o Verde, na borda leste, o Buriti, a oeste, e o Papagaio, que corta grande parte da área e divide as terras indígenas. Florestas de galeria bem desenvolvidas acompanham o curso desses rios e de seus afluentes. Os interflúvios dos rios principais apresentam relevos colinosos ou tabulares, sobre os quais crescem savanas arborizadas, mais ao norte, e savana parque, nas porções central e sul.

Key biodiversity
Conhecido até pouco tempo atrás somente pelo exemplar-tipo e por registros recentes no Parque Nacional das Emas, em Goiás, Conothraupis mesoleuca (tiê-bicudo) foi encontrado nas margens do rio Papagaio, no território indígena Tirecatinga, em ambiente com predomínio de vegetação aluvial herbáceo-arbustiva às margens dos rios Tendo em vista a aparente especialização ecológica da espécie, os limites da IBA foram definidos de modo a incluir drenagens com vegetação ciliar preservada, assegurando assim a incorporação de importantes extensões de hábitat para a conservação de C. mesoleuca, inclusive cerrados. Esforços de campo devem ser investidos para verificar se a espécie é encontrada também no sul da IBA, onde as altitudes são maiores, mas onde os vales dos rios aparentemente ainda mantêm as mesmas características encontradas em seus baixos cursos.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Tirecatinga / Utiariti. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/09/2020.