BR127
Terra Ronca


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2009)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 676,190 ha

SAVE Brasil

Site description
A área abrange os remanescentes de matas semidecíduas e os afloramentos calcários existentes na porção nordeste do Estado de Goiás, entre a divisa com a Bahia e o planalto da Chapada dos Veadeiros. Ao norte, o limite é definido pelas rodovias GO447 e GO118, e, ao sul, pela rodovia GO44 A IBA inclui a Serra do Prata, situada no setor noroeste da área, que possui bons trechos de floresta estacional semidecidual em sua porção leste e cerrados em sua vertente oeste As florestas que crescem sobre os férteis solos calcários da região apresentam dossel com 15 a 20 m de altura (composto, por exemplo, por Tabebuia impetiginosa e Astronium urundeuva), onde se destacam algumas poucas emergentes com até 25 m de altura, como Cavallinesia arborea. A paisagem regional, porém, já está bastante alterada, especialmente na parte central da área, ao longo do curso do rio Paranã. O clima é marcado por uma estação seca entre maio e setembro, ocorrendo uma precipitação anual em torno de 1.300 mm.

Key biodiversity
De acordo com pesquisas realizadas nos últimos 10–15 anos, os melhores trechos remanescentes do hábitat de Pyrrhura pfrimeri (tiriba-de-pfrimer) estariam em Goiás. Esse psitacídeo distribuise nas matas decíduas e semidecíduas que crescem sobre solos ou afloramentos calcários existentes desde o sul de Taguatinga (Tocantins) até Iaciara, em Goiás A espécie se desloca entre as áreas florestadas, atravessando trechos degradados ou tomados por pastagens e plantações, bem como utiliza os remanescentes florestais existentes ao longo do rio Paranã para alimentação e repouso Flores de Tabebuia impetiginosa e sementes novas de Hyptis sp. representam a maior parte da dieta de P. pfrimeri. Na região também existe uma população significativa de Knipolegus franciscanus (maria-preta-do-nordeste), pássaro quase ameaçado e representativo da EBA074 (Florestas Decíduas de Minas Gerais e Goiás). É observado com mais freqüência ao longo da estrada que liga Nova Roma a São Domingos e entre Nova Roma e Monte Alegre de Goiás. A existência de ambientes de Caatinga faz com que estejam presentes alguns elementos da avifauna característica desse bioma, como Megaxenops parnaguae (bico-virado-da-caatinga).


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Terra Ronca. Downloaded from http://www.birdlife.org on 07/08/2022.