BR067
Tapacurá


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 776 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Estação Ecológica do Tapacurá é administrada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e situa-se a apenas 35 km de Recife, em direção oeste. Juntamente com áreas particulares à sua volta, forma uma constelação de fragmentos florestais no entorno do lago de Tapacurá, originado a partir do represamento do rio de mesmo nome. As matas mais importantes são Camucim, do Toró, Tapacurá, Outeiro do Pedro e do Engenho Tapacurá, que apresentam tamanho e estado de conservação variados e podem ser conectadas entre si e à mata adjacente do Engenho Mamancona através de corredores florestais. A estação ecológica protege cerca de 406 ha da floresta remanescente, estando o restante em mãos de particulares. Embora a área seja relativamente próxima do litoral, a floresta é classificada como semidecídua, justificando a presença de algumas aves típicas das matas de brejo do interior.

Key biodiversity
Entre as cinco espécies de aves globalmente ameaçadas presentes na área estão Picumnus fulvescens (pica-pau-anãocanela) e Hemitriccus mirandae (mariado- nordeste), ambas típicas dos brejos de altitude do interior e raras em áreas baixas mais próximas do litoral. Xipholena atropurpurea (anambé-de-asa-branca ou escarradeira) possui registro histórico para a área.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Tapacurá. Downloaded from http://www.birdlife.org on 16/12/2019.