BR190
Serra do Tinguá


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 28,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Serra do Tinguá é adjacente à Serra dos Órgãos (RJ04), da qual é separada principalmente pela zona urbana de Petrópolis. Há, entretanto, alguma conexão florestal entre ambas através das matas existentes no norte do município de Magé e em áreas adjacentes de Petrópolis e Duque de Caxias. A Serra do Tinguá resguarda atualmente alguns dos melhores e mais extensos remanescentes de floresta primária de elevações intermediárias em todo o Estado do Rio de Janeiro, a maior parte concentrada acima de 500 m de altitude. Entre 40 e 750 m, predominam matas alteradas ou secundárias, entremeadas com áreas já desmatadas. A vegetação varia ao longo do gradiente de altitude, sendo classificada como floresta ombrófila densa submontana (50– 500 m), montana (acima de 500 m) e altomontana, ou mata de neblina (1.270– 1.600 m). Acima do limite das florestas existem campos de altitude. As duas unidades de conservação de proteção integral existentes na Serra do Tinguá são praticamente contíguas e protegem quase toda a floresta que resta na região, exceto alguns remanescentes de floresta de baixa altitude na transição para a baixada litorânea.

Key biodiversity
À exemplo da vizinha Serra dos Órgãos (RJ04), a área se qualifica duplamente pelo critério A2, abrigando um componente significativo do conjunto de espécies de distribuição restrita que define as EBAs 075 (Floresta Atlântica de Planície) e 076 (Floresta Atlântica Montana). O cotingídeo ameaçado Tijuca condita (saudade-deasa- cinza), cuja área de distribuição conhecida soma menos de 1.000 km, ocorre somente nas serras do Tinguá e dos Órgãos, onde restringe-se à mata altomontana, formação arbórea baixa que reveste as encostas superiores e o topo das montanhas, freqüentemente envoltos em densos nevoeiros. Existe um registro antigo de Touit surdus (apuim-de-caudaamarela) para a baixada adjacente à Reserva Biológica do Tinguá, sendo possível que esse psitacídeo ainda ocorra na área.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra do Tinguá. Downloaded from http://www.birdlife.org on 15/12/2019.