BR108
Serra do Teimoso


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2006)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 3,000 ha

SAVE Brasil

Site description
Situada a poucos quilômetros a oeste das Serras das Lontras e do Javi (BA22), no sudeste da Bahia, essa área está inserida em uma zona de transição entre as florestas litorâneas úmidas e as matas mais secas do interior. Toda a região já foi intensamente desmatada e a Serra do Teimoso destaca-se na paisagem regional como um dos últimos remanescentes florestais ainda bem preservados. A floresta que recobre a serra possui grande diversidade florística, incluindo uma enorme variedade de bromélias e orquídeas, além de palmeiras e samambaias. Algumas árvores de maior porte podem ultrapassar os 35 m de altura.

Key biodiversity
Os inventários ornitológicos na Serra do Teimoso iniciaram apenas em 1999 e os resultados obtidos ainda não foram publicados. Entretanto, cerca de 250 espécies de aves já foram registradas na RPPN Serra do Teimoso, entre as quais destacam- se aves de rapina como Spizaetus tyrannus (gavião-pega-macaco) e o ameaçado Leucopternis lacernulatus (gavião pombo-pequeno). Supõe-se que outras espécies ameaçadas ou quase ameaçadas, além das listadas acima, possam ocorrer na área. Há relatos recentes da presença de Tinamus solitarius (macuco), tinamídeo de grande porte muito visado por caçadores.


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Serra do Teimoso. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/09/2021.