BR217
Serra do Tabuleiro State Park


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 87,405 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro destaca-se como um dos maiores blocos remanescentes de floresta atlântica contínua no Estado de Santa Catarina. Situado próximo à costa, a sudoeste da ilha de Santa Catarina, o parque abrange um gradiente altitudinal amplo e diversificado, que inclui desde vegetação de restinga, banhados litorâneos e matas de baixada (na Restinga do Maciambu) até florestas alto-montanas, matas com araucária e campos de altitude (1.000–1.200 m de elevação), nas encostas e no topo de serras graníticas dissecadas. Embora as matas de encosta estejam em bom estado de conservação, as matas com araucária encontram-se bastante alteradas pela exploração madeireira, atividade que persistiu na região até recentemente. A área abrange apenas a parte continental do P. E. da Serra do Tabuleiro, no qual estão incluídas também algumas ilhas costeiras.

Key biodiversity
A avifauna da área inclui tanto elementos de matas de restinga e terras baixas, como Myrmotherula unicolor (choquinhacinzenta) e Phylloscartes kronei (mariada- restinga), quanto espécies montícolas, como Piprites pileata (caneleirinho-dechapéu- preto) e Phylloscartes difficilis (estalinho). Vários endemismos da Mata Atlântica têm na Serra do Tabuleiro o seu limite meridional de ocorrência, entre eles Glaucidium minutissimum (caburé- miudinho), Malacoptila striata (barbudo- rajado), Ilicura militaris (tangarazinho) e Tangara desmaresti (saíra-lagarta). Dados recentes indicam que a área abriga uma população significativa de Pipile jacutinga (jacutinga), a única conhecida em Santa Catarina na atualidade.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra do Tabuleiro State Park. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/09/2019.