BR202
Serra do Marumbi


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2, A3 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 66,000 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Esse extenso maciço florestal corresponde, essencialmente, à Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi, acrescida dos remanescentes florestais contíguos que se estendem até a localidade vizinha de Porto de Cima. A cobertura vegetal predominante é a floresta ombrófila densa, com variações na estrutura e composição florística relacionadas ao expressivo gradiente altitudinal. De forma mais localizada, também estão presentes trechos de floresta com araucária, além de campos planálticos e de altitude. No interior da área encontramse as cabeceiras de parte dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba.

Key biodiversity
Um inventário ornitológico recente listou 314 espécies de aves para a área, a qual ocupa a terceira posição em número de espécies endêmicas da Mata Atlântica entre as IBAs já identificadas (117), embora tenha menos da metade da superfície das duas áreas com maior número de endemismos (Serra da Bocaina/Paraty/Angra dos Reis e Maciço Florestal de Paranapiacaba, com 123 e 121 espécies endêmicas, respectivamente). Além disso, um total de 35 espécies que presentemente são alvo de atenção conservacionista ocorrem na área. A avifauna da Serra do Marumbi inclui elementos das matas com araucária (e.g., Leptasthenura setaria e Clibanornis dendrocolaptoides), da floresta atlântica montana (e.g., Dysithamnus xanthopterus, Phylloscartes difficilis e Poospiza thoracica) e da floresta atlântica de terras baixas (e.g., Myrmotherula unicolor e Drymophila squamata).


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Serra do Marumbi. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/serra-do-marumbi-iba-brazil on 19/03/2024.