BR171
Serra da Mantiqueira


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 95,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área abrange uma grande extensão da Serra da Mantiqueira ao longo da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, estendendo- se de Campos do Jordão até Queluz (SP) e Passa Quatro (MG), na divisa com o Rio de Janeiro. A área praticamente interliga a região de São Francisco Xavier/Monte Verde (SP/MG02) ao Parque Nacional de Itatiaia (RJ/MG01) através das encostas e cumes da Serra da Mantiqueira. Seus limites são formados pelos parques estaduais justapostos de Campos do Jordão e Mananciais de Campos do Jordão e pela porção da APA da Serra da Mantiqueira que se estende ao longo da divisa São Paulo–Minas Gerais. A Serra da Mantiqueira ainda possui extensas áreas de floresta, concentrando as maiores manchas de mata com araucária (Araucaria angustifolia) do Estado de São Paulo. Desde o Vale do Paraíba até o alto das montanhas existe um gradiente altitudinal bem definido, com flo- restas latifoliadas nas encostas da serra, matas com araucárias e Podocarpus lamberti nos vales de altitudes intermediárias e florestas alto-montanas ricas em bromélias entre 1.700–2.000 m. Sobre os espigões da serra há campos de altitude. Nas zonas mais elevadas, a temperatura média anual é de apenas 13°C, ocorrendo temperaturas abaixo de zero no inverno.

Key biodiversity
A avifauna da área é representativa da floresta atlântica montana (EBA076). Apesar de não haver um inventário completo das aves da região, a Serra da Mantiqueira é a terceira IBA em número de espécies endêmicas dessa EBA, ficando atrás apenas do P. N. de Itatiaia e da Serra da Bocaina/Paraty/Angra dos Reis (RJ/ SP01). Entre os endemismos de distribuição restrita presentes na área estão Oreophylax moreirae (garrincha-chorona), Tijuca atra (saudade) e Piprites pileata (caneleirinho-de-chapéu-preto), que ocorrem em um número relativamente reduzido de IBAs (cinco a oito).


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra da Mantiqueira. Downloaded from http://www.birdlife.org on 16/12/2019.