BR146
Serra da Canastra


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 200,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Nacional da Serra da Canastra está assentado sobre um grande chapadão rochoso situado no divisor de águas das bacias dos rios Paraná e São Francisco, no sudoeste de Minas Gerais. A vegetação do parque consiste de várias formações de cerrado, predominando os campos limpos e os campos sujos, com pequenas porções de campo rupestre e cerrado sensu stricto. O relevo ondulado do platô é cortado por cursos d’água encaixados em vales profundos, ao longo dos quais existem florestas ripárias caracterizadas pela presença de várias espécies vegetais da Mata Atlântica. A Serra da Canastra apresenta uma rede de drenagem bastante extensa e um dos mais importantes rios brasileiros, o São Francisco, nasce no interior do parque nacional. O clima regional apresenta notória sazonalidade, havendo uma estação chuvosa entre setembro e fevereiro e outra seca entre março e agosto.

Key biodiversity
A Serra da Canastra é a área-chave para Mergus octosetaceus (pato-mergulhão) no sudeste brasileiro. Essa espécie criticamente ameaçada ocorre tanto no interior quanto no entorno do parque nacional. A sua população mínima na região foi recentemente estimada em 80 indivíduos, mas apenas quatro pares têm sido observados no trecho do rio São Francisco que corre dentro dos limites do parque. A avifauna da Serra da Canastra é composta por pelo menos 290 espécies e inclui o maior conjunto de espécies endêmicas do Cerrado encontrado nas IBAs do leste e sudeste do Brasil. Além disso, a Canastra é uma das áreas mais importantes para a conservação de aves ameaçadas que habitam os campos e cerrados do Brasil central, hábitats que estão desaparecendo a um ritmo alarmante, e aparentemente também serve como paradouro para algumas espécies de caboclinhos do gênero Sporophila durante suas migrações anuais.


Recommended citation
BirdLife International (2018) Important Bird Areas factsheet: Serra da Canastra. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/10/2018.