BR111
Serra Bonita


Year of compilation: 2005

Site description
Essa área é parte de um conjunto de serras que se destacam na paisagem do sudeste baiano. Fazem parte do mesmo conjunto as serras das Lontras, do Javi e do Teimoso (BA20 e BA22). O maciço montanhoso localmente conhecido como Serra Bonita inclui um gradiente altitudinal significativo, ao longo do qual se desenvolve uma floresta úmida rica em epífitas. Acima dos 600 m, é freqüente a formação de neblina densa, o que confere à essa zona altitudinal um caráter mais úmido do que nas zonas baixas. Uma parte significativa da IBA está incluída nas RPPNs Serra Bonita I, II, III e IV, onde matas bem preservadas cobrem todo o gradiente de altitude da serra.

Key biodiversity
A área abriga uma avifauna bastante rica. Estão presentes numerosas espécies típicas das florestas montanas do sudeste do Brasil, que na área ocorrem somente acima de 600–700 m de altitude, como Pyrrhura frontalis (tiriba-de-testa-vermelha), Anabazenops fuscus (trepador-coleira), Myrmotherula gularis (choquinha-degarganta- pintada) e Chiroxiphia caudata (dançador). No sopé da serra ocorrem aves características das matas de baixada, como Pyrrhura leucotis (tiriba-de-orelha- branca), Thripophaga macroura (raboamarelo) e Dysithamnus plumbeus (choquinha- chumbo), todas endêmicas do leste brasileiro.

Pressure/threats to key biodiversity
Desmatamentos têm sido constatados em alguns pontos no sopé da serra, inclusive em propriedades contíguas às RPPNs locais.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra Bonita. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/07/2019.