BR111
Serra Bonita


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 4,500 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área é parte de um conjunto de serras que se destacam na paisagem do sudeste baiano. Fazem parte do mesmo conjunto as serras das Lontras, do Javi e do Teimoso (BA20 e BA22). O maciço montanhoso localmente conhecido como Serra Bonita inclui um gradiente altitudinal significativo, ao longo do qual se desenvolve uma floresta úmida rica em epífitas. Acima dos 600 m, é freqüente a formação de neblina densa, o que confere à essa zona altitudinal um caráter mais úmido do que nas zonas baixas. Uma parte significativa da IBA está incluída nas RPPNs Serra Bonita I, II, III e IV, onde matas bem preservadas cobrem todo o gradiente de altitude da serra.

Key biodiversity
A área abriga uma avifauna bastante rica. Estão presentes numerosas espécies típicas das florestas montanas do sudeste do Brasil, que na área ocorrem somente acima de 600–700 m de altitude, como Pyrrhura frontalis (tiriba-de-testa-vermelha), Anabazenops fuscus (trepador-coleira), Myrmotherula gularis (choquinha-degarganta- pintada) e Chiroxiphia caudata (dançador). No sopé da serra ocorrem aves características das matas de baixada, como Pyrrhura leucotis (tiriba-de-orelha- branca), Thripophaga macroura (raboamarelo) e Dysithamnus plumbeus (choquinha- chumbo), todas endêmicas do leste brasileiro.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra Bonita. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/03/2019.