BR120
São José da Laje / Canhotinho


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 4,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área está localizada na divisa de Alagoas com Pernambuco e compreende a Mata do Pinto, em São José da Laje, e os remanescentes florestais adjacentes no município de Canhotinho. A área está inserida em uma zona de contato entre a floresta ombrófila aberta, que predomina no lado alagoano, e a floresta estacional semidecidual, representada pelas matas mais secas de Canhotinho, já no Agreste pernambucano. A Mata do Pinto possui cerca de 300 ha e situa-se no topo de uma elevação. A floresta é relativamente alta (c.20 m de altura) e já sofreu corte seletivo no passado. A exemplo do Engenho Coimbra (AL01), essa área pertence à Usina Serra Grande; ambas são relativamente próximas entre si, embora situemse em altitudes diferentes.

Key biodiversity
A Mata do Pinto foi apontada como um dos dois fragmentos florestais mais importantes para a conservação de aves entre 15 áreas amostradas no Estado de Alagoas em outubro de 2001, tanto pelo elevado número de espécies encontradas (103) quanto pela presenç a de táxons endêmicos do "Centro Pernambuco" (florestas costeiras e de transição ao norte do rio São Francisco). As espécies globalmente ameaçadas Synallaxis infuscata (tatac) e Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro) parecem especialmente comuns na área. Não há informações específicas sobre a avifauna que habita os expressi-vos remanescentes florestais de Canhotinho. Porém, dado o caráter mais seco da floresta e a proximidade com a Reserva Biológica de Pedra Talhada (AL/PE02), é esperada a ocorrência de espécies típicas das matas do interior encontradas nessa última área, como Hemitriccus mirandae (maria-do-nordeste).


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: São José da Laje / Canhotinho. Downloaded from http://www.birdlife.org on 27/01/2021.