BR013
Rio Capim


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2015)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 2,141,584 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2017 high not assessed negligible
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Essa área está situada no leste do Pará, próximo à divisa com o Maranhão, e constitui um dos mais importantes remanescentes florestais do extremo leste amazônico. A área inclui toda a Terra Indígena Amanaye, entre os rios Surubiju e Ararandeua, cuja confluência forma o rio Capim. Esse último atravessa grande parte da região e deságua ao norte, no rio Guamá. Os limites da IBA correspondem à área do grande bloco florestal remanescente na região, excluindose as áreas antrópicas que aparecem em seu entorno, especialmente nas porções norte e oeste. A formação vegetal predominante é a floresta ombrófila densa submontana, que ocorre principalmente na metade sul da área, onde o relevo exibe pequenas elevações que atingem, no máximo, 250 m de altitude. O restante é coberto por florestas de terras baixas, especialmente a porção norte, à margem esquerda do rio Capim.

Key biodiversity
Os poucos levantamentos ornitológicos realizados na região apontam a presença de pelo menos 370 espécies, As florestas que restam na porção mais oriental da Amazônia, a leste do rio Tocantins, abrigam táxons exclusivos do chamado “Centro Belém” de endemismo, como Ortalis superciliaris (aracuã-de-sobrancelhas). O bloco florestal do rio Capim aparentemente abriga uma das maiores populações conhecidas dessa espécie Grupos de Guarouba guarouba (ararajuba) são observados com freqüência na região e a reprodução da espécie foi constatada em áreas próximas Pyrrhura lepida (tiriba-pérola) também é relativamente abundante Táxons nacionalmente ameaçados conferem uma importância ainda maior à área, entre os quais estão Psophia viridis obscura (jacamim-de-costas-verdes), Pteroglossus bitorquatus bitorquatus (araçari-de-pescoço-vermelho), Dendrocincla merula badia (arapaçu-da-taoca), Dendrocolaptes certhia medius (arapaçu-barrado) e Phlegopsis nigromaculata paraensis (mãe-de-taoca), Considerado raro em toda a sua área de ocorrência, concentrada principalmente no Escudo Guianense, o registro de Haematoderus militaris (anambé-militar) no rio Capim representa um dos poucos ao sul do rio Amazonas


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Rio Capim. Downloaded from http://www.birdlife.org on 12/11/2019.