BR187
Reserva Biológica União


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 3,126 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Reserva Biológica União foi criada em 1998 para resguardar um dos maiores e também um dos últimos fragmentos representantivos de floresta ombrófila de baixada que restam no Rio de Janeiro. Dos 3.216 ha da reserva, aproximadamente 2.400 ha são cobertos por florestas. A área, anteriormente denominada Fazenda União, foi por muito tempo mantida pela Rede Ferroviária Federal como uma reserva de madeira para a fabricação de dormentes. Está localizada próximo à rodovia BR-101, a cerca de 25 km a nordeste de Poço das Antas (RJ05).

Key biodiversity
Apesar de algumas espécies terem sofrido um marcante declínio nos últimos anos, três delas podendo já estar localmente extintas (ver quadro), a reserva ainda mantém sua importância como refúgio para aves ameaçadas ou endêmicas encontradas apenas em matas de baixa altitude (e.g., Amazona rhodocorytha, Phaethornis idaliae, Myrmotherula urosticta e Tangara mexicana) e como hábitat de invernagem para migrantes altitudinais (e.g., Laniisoma elegans). A R. B. União é a única área onde Myrmotherula unicolor (choquinha-cinzenta), M. minor (choquinhapequena) e M. urosticta (choquinha-derabo- cintado), três espécies do gênero sujeitas a algum grau de ameaça no sudeste brasileiro, ocorrem lado a lado.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Reserva Biológica União. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/03/2019.