BR189
Reserva Biológica de Poço das Antas


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 5,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Reserva Biológica de Poço das Antas foi criada em 1974 principalmente para assegurar a sobrevivência do mico-leãodourado (Leontopithecus rosalia), sendo uma das últimas manchas de floresta de baixada em território fluminense. Localizada na planície costeira interna do Rio de Janeiro, a cerca de 100 km da capital do Estado, essa área de relevo plano a suavemente ondulado é um mosaico de capoeiras, capoeirões e matas secundárias em diferentes estádios de maturação. Florestas melhor estruturadas existem somente sobre as encostas dos morrotes mamelonares que caracterizam os setores mais elevados da reserva. Boa parte das matas remanescentes em Poço das Antas situa-se sobre terrenos alagadiços, mas a construção da represa de Juturnaíba, há cerca de 20 anos atrás, eliminou extensas áreas pantanosas no interior e no entorno da unidade de conservação.

Key biodiversity
Segundo uma recente reavaliação da avifauna de Poço das Antas5, várias espécies aparentemente desapareceram da reserva nas últimas duas décadas, entre elas os endêmicos Odontophorus capueira, Ramphodon naevius, Automolus leucophthalmus, Pyriglena leucoptera, Myrmotherula minor, Phylloscartes paulista (os dois últimos ameaçados), Tangara seledon e Haplospiza unicolor. Apesar da forte interferência antrópica, porém, as florestas de Poço das Antas ainda mantêmse importantes como refúgio para espécies próprias de florestas de baixada e como hábitat de inverno de aves que realizam migrações sazonais. Invernam na área, aparentemente procedentes da Serra do Mar adjacente, Pyrrhura frontalis (tiriba-de-testa-vermelha), Procnias nudicollis (araponga), Laniisoma elegans (chibante), Tachyphonus coronatus (tiê-preto) e Hemithraupis ruficapilla (saíra-ferrugem), além de outras espécies não-endêmicas; já Tangara peruviana (saíra-sapucaia), outro visitante de inverno, deve ser proveniente do sul.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Reserva Biológica de Poço das Antas. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/03/2019.